Apresentação do DECIF – Dispositivo especial de combate a incêndio florestal -2016

28 Março 2016
Com o intuito de potenciar a articulação entre todos os intervenientes que concorrem para o sucesso das operações de socorro, em especial no combate a Incêndios Florestais, estiveram presentes numa reunião de preparação do DECIF 2016 os 3 pilares centrais de acordo com o Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SNDFCI).

Esta reunião decorreu no Município de Pampilhosa da Serra, no passado dia 21 de março, pelas 14:30 horas tendo contado a presença do Senhor Presidente da Câmara, José Brito Dias.

Para além deste responsável pela Proteção Civil Municipal, a reunião contou ainda com a Eng.ª Inês Lopes em representação da AFN (Autoridade Florestal Nacional) – 1 Pilar Prevenção estrutural, assim como, o Sargente Chefe Armando Afonso em representação da GNR – 2 Pilar Vigilância, deteção e fiscalização.

Estiveram também presentes da ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil o Comandante Operacional Distrital, Carlos Luis Tavares e o 2.º Comandante Operacional Distrital, António Oliveira - 3 Pilar- Combate, rescaldo e vigilância pós- Incêndio.

O CODIS fez – se acompanhar pelo representante da Policia Judiciária, o Inspetor Messias Mira, que não fazendo parte do SNDFCI é fundamental no processo de investigação de incêndios florestais provocados por dolo.

O encontro contou ainda com a presença de várias Entidades do Concelho de Pampilhosa da Serra, nomeadamente, o representante da GNR local, o Comandante do Posto, Sargento Pedro Araújo, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, Marco Alegre, o Comandante do GIP'S locais, Cabo César Costa, da Associação de Produtores Florestais de Pampilhosa da Serra, Eng.ª Daniela Basílio, as juntas de freguesia de Cabril, Janeiro de Baixo, Dornelas do Zêzere; Portela do Fojo-Machio, Pampilhosa da Serra e Pessegueiro.

Durante a apresentação do DECIF, o Sr. CODIS mencionou a permanência do Heli ligeiro no Concelho, bem como todos os outros meios à semelhança do ano transato. Os presentes destacaram ainda a articulação dos meios envolvidos, e a excelente entreajuda entre todos, rogando para que nos tempos que se avizinham, não decorram grandes incêndios como já aconteceu em anos passados. Destacou-se ainda o facto de os meios inseridos no Dispositivo cobrirem praticamente toda a área geográfica do Município de Pampilhosa da Serra, o que facilita uma rápida primeira intervenção.

Esta foi a primeira reunião do Comando Distrital, que irá realizar até 30 de abril com os restantes 16 Municípios do Distrito de Coimbra.