Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

XI Capítulo Real Confraria do Maranho

Turismo
22 Outubro 2015

A Real Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra, fundada em 19 de Março de 2003, realiza, no próximo dia 31 de Outubro, o seu XI Capítulo.


No XI capítulo vão ser entronizados como Confrades de Honra, Dr. António Silva Henriques Gaspar, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e ilustre pampilhosense e o Professor Doutor Luís Miguel Pacheco, Professor Associado na Universidade Portucalense e Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro.


A cerimónia de entronização, a decorrer na vila de Pampilhosa da Serra, no auditório do edifício Monsenhor Nunes Pereira. A presença do presidente do município de Pampilhosa da Serra, José Brito, a entronização de 14 novos confrades efectivos e a actuação do grupo de saxofones do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense são os momentos marcantes da cerimónia.


A Real Confraria do Maranho tem como seus objectivos divulgar a gastronomia regional e da beira serra, em especial o Maranho, contribuir para a salvaguarda e recuperação do gastronómico que de mão em mão, boca a boca, nos foram transmitidas desde os tempos ancestrais até à actualidade, preservar a utilização do Serpão como condimento na cozinha serrana e fomentar a amizade e a fraternidade entre todos os confrades.


O concelho da Pampilhosa da Serra, inserido numa zona de montanha, de montes e vales com rios e ribeiros tem, por tradição, o Maranho, o Cabrito, bacalhau da couvada e a Truta como os seus pratos mais vivos. A tigelada, o arroz doce, o bolo de azeite e as filhós são ex-libris da doçaria serrana.


O Maranho de Pampilhosa da Serra, tem na pastorícia a sua génese. O pastor era fonte de história, lenda e tradição, transformando, assim, a Cabra no animal preferido na mesa serrana. Por épocas festivas o Maranho era coroado Rei.


A utilização do Serpão, como condimento na gastronomia serrana, diferencia o Maranho da zona norte do pinhal interior. O serpão é uma erva aromática da Serra do Açor usada no norte e a segunda usada na zona sul do pinhal interior. Este aspeto marca grande diferença.


Visite a Pampilhosa da Serra. Prove o saboroso Maranho, bem condimentado com o intenso serpão.

imagem

Partilhar