FÓRUM TROCAR POR MIÚDOS

Ação Social
10 Agosto 2012

O Projeto Trilhos Inova, promovido pelo Programa Escolhas e cuja entidade promotora é o Município de Pampilhosa da Serra dinamizou uma atividade, no âmbito da ação "Fórum Trocar por Miúdos" do plano de atividades do referido projeto, no passado dia 8 de agosto. Esta iniciativa decorreu na praia fluvial de Pampilhosa da Serra e consistiu num debate cujo mote foi "... por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo...". Para além disso, teve quatro grandes temas em discussão: "no trilho do Sonho", onde os participantes puderam refletir sobre o que é para cada um deles um dia de sonho e o que precisam de fazer para que este se concretize; "vamos fazer o que ainda não foi feito", os jovens tiveram a oportunidade de propor atividades que gostariam de realizar e o que necessitariam de fazer para as colocar em prática; "Pampilhosa da Serra Inspira...", nesta temática os participantes discutiram os aspetos positivos e negativos que consideram existir na vila de Pampilhosa da Serra e "no trilho do desafio...", onde tiveram o desafio de se imaginarem como Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e, desta forma puderam verbalizar quais as iniciativas que iriam desenvolver enquanto tal.

Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora para estes jovens, que demonstraram interesse e entusiasmo na atividade. Surgiram várias ideias criativas para o desenvolvimento de novas ações, bem como formas de angariar dinheiro para que estas possam ser concretizadas, promovendo assim responsabilidade, pró-atividade e dinamismo dos jovens na planificação e concretização de novos desafios.

Esta atividade teve como finalidade desenvolver um Fórum onde os jovens foram os protagonistas na discussão e procura de soluções para a resolução de problemáticas locais que entendam ser mais pertinentes.

Esta foi também uma forma de exercitar a participação cívica dos jovens pampilhosenses, na identificação,
pesquisa e elaboração de propostas para o seu território de origem, tendo participado 9 jovens.

FÓRUM TROCAR POR MIÚDOS