Pampilhosa da Serra no Programa Portugal no Coração

08 Outubro 2008

No passado dia 7 de Outubro, a Pampilhosa da Serra marcou presença no Programa da RTP1, "Portugal no Coração".

"Sete dias, sete ofícios"

Este ano é para nós pampilhosenses um marco muito especial. Em 2008 comemoram-se os 700 anos de história de Pampilhosa da Serra, pois que de acordo com a inscrição da fachada da Antiga Casa da Câmara (actual Museu Municipal), em 1308 D. Dinis "FES ESTA TERRA VILA".

Não poderíamos de forma alguma deixar passar em branco este marco grandioso da nossa história, que ao longo do ano tem vindo a ser assinalado com um vasto e rico programa de actividades, entre as quais os "Sete dias, sete ofícios".

Dar visibilidade aos ofícios que mais marcaram o nosso concelho é o propósito desta iniciativa que pretende reunir testemunhos vivos do que foram as artes do pastor, do resineiro, do barqueiro, do mineiro, do professor primário (regente), da tecedeira e do sapateiro.

Juntar estas figuras que marcaram a economia local de um concelho de montanha, do interior centro do país, reveste-se da maior importância, não só do ponto de vista da divulgação mas também do ponto de vista antropológico e afectivo. Sabemos que estes ofícios muitas vezes passavam de pais para filhos, de geração em geração, marcando deste modo a organização social dos territórios onde exerciam as suas actividades.

Afinal somos uma terra com história, que pretende continuar a fazer história, conjugando passado e futuro num presente nem sempre fácil de gerir.