Agenda 21 Local de Pampilhosa da Serra

22 Dezembro 2009

O actual modo de vida das populações tem contribuído para a degradação dos ecossistemas, afectando o equilíbrio ambiental e o tecido económico e social, pelo que é imperativa a procura de modelos de desenvolvimento sustentável, uma preocupação, não só com o presente, mas com a qualidade de vida das gerações futuras. Torna-se, pois, necessário proteger recursos vitais, incrementar factores de coesão social e equidade, de forma a garantir um crescimento económico amigo do ambiente e das pessoas, numa perspectiva de valorização do meio ambiente a preservar e desenvolvimento sustentável das sociedades, processo para o qual o Município de Pampilhosa da Serra está especialmente sensível e atento.

Neste sentido, o Município de Pampilhosa da Serra apresentou, em parceria com os municípios da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte, uma candidatura ao Eixo 4 - Protecção e Valorização Ambiental, do Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito das "Acções de Valorização e Qualificação Ambiental" para elaboração da Agenda 21 Local, tendo a mesma sido aprovada.

Foi da Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como "Cimeira da Terra", realizada em 1992, no Rio de Janeiro, que nasceu a Agenda 21. A partir daqui as Agendas 21 Local propõe-se desenvolver um processo de partilha e de parceria, através do qual as autoridades trabalham com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção para a promoção da sustentabilidade e qualidade de vida dos cidadãos, estando o Município de Pampilhosa da Serra a trabalhar neste âmbito.

Desta forma, a Câmara Municipal está a liderar o processo para implementação da sua Agenda 21 Local, tendo já procedido à constituição do Grupo Coordenador, estrutura de acompanhamento sistemático da Agenda 21 Local de Pampilhosa da Serra, que para além da equipa técnica da autarquia, tem representantes dos vários sectores da sociedade Pampilhosense, como sendo o Sr. Carlos Simões, Gerente da Caixa Geral de Depósitos de Pampilhosa da Serra, Sr. João dos Santos Alves, Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, Dr.ª Cristina Maria Santos Martins, representante do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra e o Sr. Álvaro Margarido em representação das Juntas de Freguesia.

Neste âmbito, também já foi constituído o Fórum Participativo, estrutura por excelência de discussão, reflexão e participação cívica, cuja composição passa, não só pela equipa técnica da Câmara Municipal, mas por um variado leque de representantes das estruturas concelhias, que já integraram a 1.ª Sessão do Fórum Participativo, nomeadamente um representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas, Sr. Nuno Miguel Nunes de Almeida, um representante da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, o Presidente da Assembleia Municipal, Prof. José Ramos Mendes, para além dos elementos já referidos na constituição do Grupo Coordenador e que também integram o Fórum.

Novos membros integrarão a referida estrutura, já na 2.ª Sessão do Fórum Participativo, a realizar no próximo mês de Janeiro de 2010, nomeadamente o Sr. Licínio Paulo Martins Dias, Sr. Joaquim Gonçalves Isidoro e Sr. João Eduardo Gama Santos, em representação dos membros da Assembleia Municipal, assim como o Sr. Manuel Isidoro, Presidente da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.