PD-ICE - Comissão Estratégica de Implementação e Conselho Consultivo

16 Setembro 2010

Realizaram-se, no dia 10 de Setembro, as reuniões das Estruturas de Gestão e Acompanhamento constituídas no âmbito do Programa Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo para o Município de Pampilhosa da Serra.

A Comissão Estratégica de Implementação, entidade que participa e acompanha a implementação dos projectos desenvolvidos pelo Município é composta, para além dos representantes da Câmara Municipal, por entidades e pessoas de Pampilhosa da Serra ligadas à comunidade educativa, empresas, instituições locais e sociedade civil.

Esta foi a segunda vez que a Comissão reuniu, com o objectivo de fazer um ponto de situação do desenvolvimento e implementação dos projectos em carteira. Nesta reunião estiveram presentes representantes da Associação de Pais, Sr. Nuno Almeida e da Associação de Estudantes, o jovem João Pedro Reis, mas também o Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, Sr. João Custódio dos Santos e o Eng.º Ricardo Manuel Rosário em representação da Serracaça.

A Comissão teve oportunidade de se inteirar do desenvolvimento dos projectos prioritários definidos, nomeadamente o trabalho realizado no âmbito do Programa Educativo para a Promoção de Valores Estratégicos, assim como do trabalho desenvolvido junto do tecido empresarial. Os Ciclos Anuais de Participação Cívica também estiveram em destaque, com a realização dos "Encontros de Aldeia", cuja 6.ª Sessão decorrerá neste mês de Setembro, em Pampilhosa da Serra.

Todos os participantes se congratularam com a forma e êxito como alguns dos projectos já estão a ser implementados, assim como manifestaram o absoluto interesse no envolvimento das instituições que representam para um contributo cada vez mais forte de todos no trabalho a realizar ao nível dos projectos definidos em PD-ICE.

O Conselho Consultivo, órgão de aconselhamento estratégico, constituído por individualidades de reconhecido mérito a nível nacional, reuniu pela primeira vez neste dia, tendo tomado conhecimento do desenvolvimento dos trabalhos no que diz respeito à implementação da carteira de projectos no âmbito do PD-ICE.

Nesta reunião estiveram presentes, para além dos representantes da Câmara Municipal, o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Losófona, Prof. Dr. Manuel Damásio, a Dr.ª Ana Brito, Juíza Desembargadora do Tribunal da Relação de Lisboa, o Presidente de Administração do Grupo Macorlux, Sr. Rui Olivença, o Presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Dr. Anselmo Lopes e o Presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, Prof. Ramos Mendes.

Foi manifestamente unânime a opinião de todos os participantes na importância de um Programa como o PD-ICE, cuja visão estratégica irá contribuir para o desenvolvimento harmonioso do concelho, numa procura permanente de novas soluções.

O debate foi muito participado e discutido, tendo resultado numa análise diversificada, mas consensual, dos caminhos a seguir e desenhado um conjunto de novas ideias e sugestões, num contributo fundamental para a procura de soluções que possam ser uma mais-valia na procura de respostas reais e positivas para o concelho de Pampilhosa da Serra.