Encontro de Aldeias Mobilizam População

06 Outubro 2010

O Município de Pampilhosa da Serra encontra-se a dinamizar, no âmbito do seu Programa Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo para o Município de Pampilhosa da Serra, uma acção de promoção de Ciclos de Participação Cívica intitulada "Encontro de Aldeias". O objectivo é estimular a cidadania, mobilizar e promover a responsabilidade e o sentido de identidade e pertença dos Pampilhosenses.

Trata-se de uma iniciativa a decorrer durante dois anos, prevendo-se a realização de vinte encontros de Aldeias no total.

No corrente ano de 2010 acontece um Encontro em cada freguesia, num total de dez encontros. As Sessões estão a ser dinamizadas utilizando a técnica "Brainstorming", que tem por base um guião de temas que são considerados chave na promoção do desenvolvimento local: Educação, Turismo, Empreendedorismo, Saúde e Agenda 21 Local.

Pretende-se, num momento prévio, recolher junto da população ideias, sugestões e perspectivas sobre o Encontro, através da realização de um vídeo tipo Vox Pop. Este é apresentado no momento inicial do Encontro, lançando a discussão entre a população presente.

Para além da importância das temáticas abordadas, os Encontros são também momentos de convívio entre a população das diversas aldeias, em que no final de cada Fórum de Discussão, é promovido um lanche convívio, com animação musical, sendo a população a trazer o seu contributo, quer para o lanche, quer para a animação, que ficará a cargo de elementos da Freguesia, aos quais são reconhecidas habilidades e capacidades musicais ou outras.

Percorrido que foi já todo o concelho com encontros verdadeiramente memoráveis, muito dinâmicos e participados, realiza-se no próximo dia 16 de Outubro o "Encontro de Aldeias"na freguesia de Portela do Fojo, o último desta primeira ronda de Encontros pelas freguesias.

A este último, segue-se um Encontro na Sede de Concelho, para a qual serão convidadas todas as pessoas que participaram nos diferentes Encontros, promovendo assim uma relação de proximidade entre as diferentes aldeias do Concelho e Vila, o que contribuirá para um processo de identificação concelhia, que poderá fazer diferença no desenvolvimento social do Concelho de Pampilhosa da Serra o qual, na maioria das vezes, é (re) conhecido pelo lado mais negativo.

De referir ainda que no 2º ano da iniciativa, irão introduzir-se algumas variantes e uma nova dinâmica, ao convidar, por exemplo, personalidades de diferentes sectores da sociedade de acordo com a(s) principal(ais) temática(s) discutida(s) em cada uma das freguesias.