Laço Azul Humano

19 Abril 2012

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Pampilhosa da Serra, respondeu positivamente ao desafio proposto no âmbito do Programa Escolhas ao projeto Trilhos INOVA, por meio do seu Dinamizador Comunitário, associando-se na organização dA atividade no âmbito do mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Pretende-se com esta iniciativa, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos, o fortalecimento das famílias, no sentido da parentalidade positiva e fortalecimento das próprias crianças, potenciando o seu direito a serem ouvidas.
A CPCJ de Pampilhosa da Serra em conjunto com o Projeto Trilhos e os principais parceiros do Sistema de Proteção (Município; Escola; Santa Casa da Misericórdia e Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere), irão fazer divulgação de folhetos informativos abordando várias formas de maus tratos desde o Bullying à violência no namoro, bem como o programa da atividade a desenvolver no dia 26 de abril e que consiste na realização de um laço azul humano.
Estima-se obter grande visibilidade desta iniciativa a nível local, uma vez que se escolheu um dia em que há mercado municipal e consequentemente trata-se de um dia de maior afluência da população à vila.
O Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense está também envolvido nesta ação, e irá desfilar pelas ruas da vila, pelas quais os alunos se distribuirão em "Brigada" na divulgação na comunidade e serviços em geral de material informativo sobre esta temática, bem como de um laço azul.
Às 11H00 será formado um laço azul humano em frente aos Paços do Concelho onde crianças, adultos e idosos levantarão uma placa que em conjunto formará um dos símbolos desta campanha, ao som do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense.
Estamos certos da recetividade da comunidade a esta iniciativa, face à pertinência deste tema e à forma escolhida de o tornar visível.