Seminário - Qualificação das Vivências da População Envelhecida: Que Desafios?

24 Maio 2012

No âmbito dos Ciclos de Participação do Programa de Intervenção Cívica de Pampilhosa da Serra, resultante de uma candidatura aprovada no âmbito da regeneração urbana ao Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro), a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra irá organizar um Seminário subordinado ao tema "Qualificação das Vivências da População Envelhecida: Que desafios?".

O seminário está integrado nos Ciclos de Participação, uma das atividades do Programa de Intervenção Cívica. Após uma primeira fase orientada para a partilha de experiências e divulgação de atividades à escala municipal, a autarquia entende como relevante a abertura ao exterior, apostando na partilha de experiências e na valorização do conhecimento prático e teórico existente.

Com este momento a vila da Pampilhosa da Serra será palco de um momento estruturante à escala nacional no âmbito do Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações, que se comemora em 2012. Esta é uma oportunidade para se refletir sobre os desafios que se impõem a territórios em que uma faixa predominante da população é envelhecida, promovendo conceitos como a solidariedade inter-geracional e a info-inclusão e apresentando boas práticas.

Este seminário ocorrerá no próximo dia 30 maio 2012, pelas 10 horas no Edifício Multiusos Monsenhor Nunes Pereira - Pampilhosa da Serra e será um momento privilegiado de inspiração e partilha de conhecimento. Prevê-se um dia enriquecedor, com a participação de várias entidades que, no panorama nacional, se destacam na temática do envelhecimento ativo.

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra convida todos os interessados a estarem presentes para debater, refletir e participar ativamente na construção do futuro dos nossos territórios."