Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Inauguração da Exposição de Pintura "Lugares com Memória"

15 Ago a 30 Out
20150807154555 lugares com memoria cartaz p 1 980 2500

O Município de Pampilhosa da Serra inaugura no próximo dia 15 de agosto, na Galeria 2 do Edifício Monsenhor Nunes Pereira, a exposição de pintura "Lugares com Memória" de João Fernandes Manuel.
O artista nasceu em Estômbar, concelho de Lagoa - Algarve, em 1941. Vive no concelho de Cascais há 40 anos. Desde jovem revelou uma grande inclinação para as artes. A sua vida profissional não o inibiu de assumir como hobby várias atividades pelas quais pretendeu expressar as emoções e sentimentos. Na fotografia, onde conseguiu alguns prémios em certames nacionais, e no campo literário através da publicação de diversos Contos no "Jornal do Algarve" e no extinto "Diário Popular".

Mas foi a pintura que mais o apaixonou, sendo um autodidata neste domínio, desenvolvendo os seus trabalhos seguindo a sua sensibilidade e intuição. Mais tarde frequentou aulas de pintura com o Professor Fedross Imani, onde desenvolveu conhecimentos que tornaram possível reflectir nas suas obras toda a sensibilidade e serenidade pela sua observação atenta do meio que nos envolve.

São cerca de 40 anos representando paisagens e lugares numa ascensão às origens, revindicando o regresso ao figurativo com base no permanente estudo, na riqueza cromática e na capacidade de captar o belo da natureza numa dedicação aos locais e paisagens mais sagradas. É sobretudo uma tentativa de interpretar lugares privilegiados. São memórias do passado numa reflexão para o futuro.

João Fernandes Manuel pinta o que vê e o que sente procurando, numa busca constante, a poesia da natureza e os seus traços arquitetónicos e populares tradicionais.

Esta exposição tem entrada livre e poderá ser visitada até 15 de setembro.

Partilhar