Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Museu Municipal

Museu municipal 1 980 2500

coordenadas GPS
40º 02'46.23" N
07º 57'05.18" W

 

O edifício do Museu Municipal de Pampilhosa da Serra, localizado na Praça Barão de Louredo, foi a antiga Casa da Câmara e Cadeia, constituindo parte do património que melhor representa alguns dos conceitos da arquitetura pública civil dos finais do século XVIII, no contexto local e regional.

Em 1982 a Câmara Municipal muda de instalações, passando a ocupar o novo edifício dos Paços do Concelho, construído na Rua Rangel de Lima, junto ao Rio Unhais.

Com esta mudança, o edifício da Praça Barão do Louredo ficou devoluto, sofrendo na década seguinte obras de adaptação para instalar o Museu Municipal, que viria a ser inaugurado a 28 de Novembro de 1996, com uma coleção eminentemente etnográfica constituída por objetos doados pela comunidade local.

Em 2010, o Município integrou o Projeto de Requalificação do Museu Municipal no Programa de Regeneração Urbana para a Vila de Pampilhosa da Serra, candidatado, aprovado e financiado pelo Mais Centro, no âmbito do QREN.

Esta intervenção veio permitir a valorização do edifício, entendido ele próprio como objeto museológico, assim como a implementação de um novo programa assente num novo discurso, só possível com a reorganização espacial.

Esta requalificação permitiu ainda a valorização da coleção através do recurso a novas tecnologias e a novas formas expositivas, capazes de captar diferentes públicos, assim como promover a interpretação dos objetos e a divulgação da identidade das comunidades locais.

Na verdade, o Museu Municipal impossibilitado, pela sua pequena dimensão, de exibir de uma forma ampla as temáticas que aborda, parte para uma nova forma de encarar a museologia, aberta e dinâmica, servindo o Museu de ponto de partida para o território. Estando em permanente diálogo com o meio envolvente, o Museu defende a conservação sempre que possível in loco, por forma a exibir e divulgar os objetos no seu contexto original.

Pretendendo cumprir as atuais funções dos museus, preconizadas pelo ICOM, o Museu Municipal de Pampilhosa da Serra assume-se como um instrumento cultural ao serviço do desenvolvimento do território, recorrendo à transversalidade de espaços culturais e educativos e potenciando o diálogo entre património, museologia e sociedade.

Com uma política eminentemente educativa o Museu Municipal prossegue, agora com uma imagem renovada, as suas funções, enquanto instituição pública ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, conservando, investigando, comunicando, interpretando e expondo para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, as suas coleções.

 

Praça Barão de Loredo

3320-219 Pampilhosa da Serra

235 590 343
235 590 329

Segunda a domingo

das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Partilhar